FILMES COM CRIMES  PREMEDITADOS

 

Fórmula para Matar
(Prescription: Murder) 
 

Com Peter Falk, Gene Barry, Katherine Justice, Nina Foch.
Filme feito para televisão, 
mas que não foi idealizado originalmente 
para ser o piloto da série COLUMBO. 
Médico psiquiatra mata esposa, 
usando sua paciente e amante, 
para se fazer passar por ela, 
dando-lhe assim um álibi.

 

Anatomia de um Crime

No Michigan, Paul Biegler (James Stewart) 
é um advogado que é auxiliado 
por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O'Connell). 
Após ter recusado inicialmente, 
ele decide aceitar a defesa de 
Frederick Manion (Ben Gazzara), 
um tenente do exército acusado de assassinato. 
O réu alega que a vítima violentou Laura Manion 
(Lee Remick), sua mulher, 
mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), 
um conceituado promotor que afirma 
que a alegação do réu é falsa e que Laura, 
que tem uma reputação de promíscua, 
estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de cíúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.

 

Um Crime de Mestre

Um filme inteligente e estiloso, consegue a atenção do início ao fim, sem abusar dos clichês ou da ação, se baseia nos aspectos psicológicos para ganhar a empatia do público.
O jovem e ambicioso promotor público Willy Slocum (Ryan Gosling) está no melhor momento de sua vida profissional. Nunca perdeu nenhum caso e está prestes a assumir um emprego na prestigiosa empresa de advocacia Wooton Sims. 
Mas antes de abandonar o cargo de promotor, ele tem um último desafio pela frente: o engenheiro Thomas Crawford (Anthony Hopkins).
Depois de descobrir que estava sendo traído pela esposa, Crawford a matou a sangue frio com um tiro na cabeça. Um crime premeditado e com uma confissão clara e objetiva – mas, no entanto, o acusado é muito mais inteligente do que aparenta, e acaba criando um labirinto tão complexo em torno da situação que logo é colocado em liberdade.

 

Disque M para Matar

Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um caso, com um escritor que vivia nos Estados Unidos, mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Quando ele disca um número para decretar a morte da mulher, sua ligação vira um grande engano e uma tesoura afiada torna-se uma arma mortal.

Um Crime Perfeito

Emily Bradford Taylor (Gwyneth Paltrow), a dona de uma fortuna de 100 milhões de dólares, casada com Steven Taylor (Michael Douglas), um rico homem de negócios que atravessa uma gravíssima crise financeira que pode arruiná-lo. No entanto, Emily está apaixonada por David Shaw (Viggo Mortensen), um pintor conhecido do casal. Um dia, Steven vai ao apartamento de David para ver seus quadros e lhe diz que sabe que sua mulher está tendo um caso com ele e também que ele aprendeu pintura quando cumpria sua segunda sentença na prisão. Além disto, Steven sabe que David já esteve se aproveitando de outras mulheres ricas. Steven oferece ao pintor 500 mil dólares para ele sumir, mas antes tem de matar Emily, fazendo com que pareça um acidente. Inspirado em "Disque M para Matar".


 

Acima de qualquer suspeita

Rusty Sabich (Harrison Ford) é um promotor que, ao chegar no trabalho pela manhã, descobre que sua colega Carolyn Polhemus (Greta Scacchi) foi brutalmente assassinada. Obrigado a lidar com as investigações pelo chefe Raymond (Brian Dennehy), que está em plena campanha de reeleição, Rusty tenta apagar os indícios de seu caso com Carolyn encontrando um suspeito. Porém Rusty entra em colisão com Tommy Molto (Joe Grifasi), que também está em campanha pela chefia da promotoria e garante que Rusty esteve no apartamento de Carolyn no dia de seu assassinato e que tem suas impressões digitais em um copo. Com isso Rusty é preso e desprezado por Raymond, que lhe nega apoio. Decidido a provar sua inocência, ele contrata um advogado (Raul Julia) e passa a contar apenas com a ajuda do detetive Lipranzer (John Spencer), seu velho colega de trabalho, e em Barbara (Bonnie Bedelia), sua esposa, que sempre soube de seu caso com Carolyn mas decidiu por ficar ao seu lado.



 

As Duas Faces de um Crime


Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) é assassinado com 78 facadas. 
O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino é um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. 
No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer.