Combate

 

 
      Combate foi um jogo de tabuleiro  lançado pela Estrela em 1974 com o nome de Front, posteriormente substituído por Combate. Nos paises de língua inglesa é conhecido como Stratego.

      É um jogo praticado por duas pessoas em que o objetivo é capturar a bandeira adversária, que atualmente foi substituída por um prisioneiro.

 

 
      O tabuleiro é um quadriculado com dez casas na horizontal por dez casas na vertical.
      Existem dois lagos que ocupam 4 casas cada um.
      O espaço para cada jogador organizar o seu exército de 40 peças é de 10x4 casas.
 

 
      Existem dois tipos de peças: As móveis e as imóveis.

      Os exércitos eram distintos pelas cores azul e vermelho.
      Inicialmente as peças tinham suas insígnias em baixo relevo e pintadas em prata.
      Posteriormente, o formato das peças permaneceu, mas foram mudadas as identificações para um adesivo com o desenho dos respectivos soldados.

      As imóveis são uma bandeira  e seis bombas (minas terrestres).

  • A bandeira deve ficar escondida, pois quando é capturada pelo adversário, o jogo acaba e o que teve sua bandeira  capturada perde.
  • As bombas são peças que derrotam qualquer outra, com exceção do cabo armeiro.

      As peças móveis eram usadas para invadir o território adversário, derrotar suas peças e capturar a bandeira, sendo esta, o objetivo do jogo. Cada uma tem um número, que representa seu poder.            Quanto maior o número, mais forte é.

  • Um espião (Agente Secreto), 1, que é a única peça que pode derrotar o marechal.
  • Oito soldados, 2, que podem mover mais de uma casa por vez, a corrida.
    Um soldado não pode correr e atacar na mesma vez.
  • Cinco cabos armeiros (Cabo), 3, que podem desarmar as bombas.
  • Quatro sargentos, 4.
  • Quatro tenentes, 5.
  • Quatro capitães, 6.
  • Três majores, 7.
  • Dois coronéis, 8.
  • Um general, 9.
  • Um marechal, 10, que pode ser morto pelo espião.
 

   

O espião e o marechal

O espião é a peça mais fraca do jogo, no nível 1, e o marechal a mais forte, no nível 10. Se um espião atacar um marechal, este morre, mas se o contrário acontecer, um espião for atacado por um marechal, é aquele que morre. Ou seja, entre o espião e o marechal, o que atacar vence.

Objetivo

Cada um comanda seu exército, que tem por objetivo capturar a bandeira do exército inimigo. Uma outra forma de vencer é deixando o adversário sem movimentos legais (derrotando todas as suas peças móveis, por exemplo).

fgnchico@uol.com.br


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