Playstation

 

 
      PlayStation, freqüentemente chamado de PlayStation 1, é um console de video game fabricado pela empresa Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2, com 150 milhões de unidades comercializadas.
 

 
      A origem da PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Após vários desentendimentos entre as duas empresas, a Nintendo decidiu cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.

      O "PlayStation X" já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e seu engenheiro Ken Kutaragi convenceu a Sony a lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports.

      Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Resident Evil, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Gran Turismo, Final Fantasy, Winning Eleven entre outros.

      A Sony também introduziu um acessório para o PlayStation que se tornou muito popular: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memória) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo no mesmo ponto em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consoles mais antigos, mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte.

 

 
      O console PlayStation deu início a uma linha de sucessores, sob a marca PlayStation. Seu primeiro sucessor, o PlayStation 2 (PS2) foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuia a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. Graças à grande e variada biblioteca de jogos e a capacidade de também rodar jogos do PlayStation, o PS2 vendeu mais de 140 milhões de unidades em 10 anos de historia, tornando-se a videogame console mais vendido da história (só perdendo para o videogame portatíl Nintendo DS que vendeu 144 milhões em 5 anos de historia).

      Em 2005, a Sony lança o PlayStation Portable (PSP) é a versão portátil da PlayStation. É voltada para o público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmaras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A qualidade dos jogos (gráficos) está próxima ao PlayStation 2.

      Em 2006, a Sony lançou o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de disco sucessor do DVD. Por conter tecnologias muito avançadas o console foi lançado a um preço alto, em duas versões: uma de U$499 (20GB) e outra de U$599 (60GB). Em 2007, o PlayStation 3 de 80GB (U$499) e o de 40GB (U$399) foram lançados. Atualmente, o mínimo de capacidade de armazenamento é de 120GB, indo até 500GB. Além de ser comercializada apenas a versão "Slim". Apesar do PlayStation 2 reproduzir os jogos de PlayStation e PSOne, o PS3 não possui esta função, seja qual for a versão deste (20GB, 40GB, 80 GB, 60GB, 120GB, 160GB...). Inicialmente, apenas a versão de 20GB reproduzia jogos apenas de PS2 e PS3. Periodicamente a Sony disponibiliza atualizações de software do PS3, por meio da PlayStation Network® (PSN). E caso o usuário não realize a atualização, fica vedado à ele logar na PSN por seu PlayStation 3 e por conseguinte, realizar partidas on-line.

 

 

fgnchico@uol.com.br


WEBDESIGNER - Francisco Garcia Neto