A ABANDONO: Desistência de um jogador quando a partida está perdida. ABERTURA: Fase inicial de um jogo de xadrez. ADJACENTE: Peça, fila ou coluna vizinha. Que está ao lado. AFOGAMENTO: Situação de empate onde um jogador não possui um lance legal. ALA: Lado direito ou esquerdo do tabuleiro de xadrez. ALAVANCA: Lance de peão adjacente para desbloquear um peão do bando. ATIVA: Peça de xadrez com grande mobilidade.
B BANDO: Peças de mesma cor. BISPO: Peça de xadrez que se movimenta ao longo das diagonais.
C CADEIAS DE PEÕES: Peões alinhados ao longo de uma diagonal. CAPIVARA: Jogador limitado de xadrez. Não enxerga jogadas óbvias. CAPIVARADA: Um mau lance ou erro grave que resulta em derrota. CAPTURA: Momento em que uma peça é retirada do tabuleiro. CASA CRÍTICA: Posto avançado para uma futura invasão. CASA DE COROAÇÃO: Casa onde pode ser promovido um peão. CAVALO: Peça de xadrez cujo movimento é saltando em forma de um "L". CENTRO: Formado principalmente pelas 4 casas centrais do tabuleiro. CILADA: Lance em que a resposta natural prejudica quem respondeu. COLUNAS: Sequência de casas verticais. COMBINAÇÃO: Sequência de lances com objetivos estabelecidos. COMUM ACORDO: Empate decidido pelos dois enxadristas. CONTRAGAMBITO: Resposta de um jogador que rejeita um gambito. CONTROLE: Casas que uma jogador ataca e não estão sendo disputadas pelo adversário. CRAVADA: Peça pregada no lance da pregadura.
D DAMA: É a rainha do jogo e também a peça mais poderosa. DESENVOLVIMENTO: Movimento das peças no início do jogo. DESPERADO: Peça condenada que tenta causar dano ao adversário. DIAGONAIS: Sequência de casas de mesma cor. DUPLA DE PEÕES: Dois peões colocados lado a lado.
E EN PASSANT: Captura especial entre peões. EN PRISE: Peça em posição de ser tomada. EQUILíBRIO DINÂMICO: É a disputa pelo controle de espaço no tabuleiro. ESPAÇO: São as casas do tabuleiro de xadrez. ESTRATÉGIA: Plano de ação que exige o raciocínio lógico. ESTRUTURA DE PEÕES: Forma como estão colocados os peões no tabuleiro.
F FALANGE: Estrutura de peões colocados lado a lado. FIANQUETO: Posicionamento do bispo pelo flanco controlando o centro. FILAS: Sequência de casas horizontais. FINAIS: Momento decisivo de uma partida com poucas peças no tabuleiro. FLANCOS: Cantos inferiores, superiores e laterais do tabuleiro.
G GAMBITO: Lance de sacrifício de um peão. GARFO: Ataque simultâneo sobre duas ou mais peças inimigas.
I INICIATIVA: Jogador que ataca, forçando o adversário a jogar na defesa. INTERPOSIÇÃO: Colocar uma peça entre duas que estavam em confronto.
J J'ADOUBE: Expressão usada por um jogador para poder arrumar suas peças.
L LANCE: Movimento da peça no tabuleiro de xadrez. LANCE DE ESPERA: Lance para ganhar um tempo. LANCE ILEGAL: Movimento que não pode ser executado. LANCE LIBERADOR: Lance com o qual você recupera espaço. LANCE RESTRINGENTE: Lance que limita as ações de seu oponente.
M MACACO: Jogador que perde tempo dando xeque. MATE: Posição em que o rei está completamente perdido. MATE DO LOUCO: O mate mais rápido do xadrez. MATE PASTOR: Mate de início de jogo com a dama apoiada pelo bispo. MATE PHILIDOR: Mate com cavalo. MATERIAL: São as peças do jogo de xadrez. MOBILIDADE: Capacidade de deslocar peças com facilidade e rapidez. MEIO JOGO: Período intermediário de uma partida de xadrez.
P PASSIVA: Peça de xadrez sem mobilidade. PEÃO: Peça de xadrez em maior quantidade no tabuleiro de xadrez. PEÃO ATRASADO: Peão que não pode ser defendido por peão adjacente. PEÃO ISOLADO: Peão que não têm outro peão da mesma cor ao seu lado. PEÃO PASSADO: Peão com chance de promoção. PEDRADA: Lance muito forte e inesperado. PEÇA ENCOBERTA: Peça indiretamente atacada no lance da pregadura. PEÇAS: São os personagens do jogo de xadrez. PENDURADA: Peça deixada en prise ( para ser capturada ). PEÕES PENDENTES: Dupla de peões sem defesa nas colunas adjacentes. PEÕES DOBRADOS: Peão que fica na frente de um outro peão da mesma cor. POSIÇÕES FECHADAS: Posição com estrutura de peões impedidos. POSIÇÕES ABERTAS: Posição sem fortes cadeias de peões. PREGADORA: Peça agressora no lance da pregadura. PREGADURA: Lance de ataque a uma de duas peças alinhadas. PROMOÇÃO: Momento em que o peão é trocado por uma peça de valor.
R RAIO DE AÇÃO: Casas que uma peça pode ocupar no lance seguinte. RAIO X: Ocorre quando uma peça atacada deve mover-se e ocorre perda de material. RASTEIRA: Combinação que converte uma posição perdida numa posição favorável. REI: É a peça mais importante do xadrez e deve sempre estar protegida. RESTRINGIDO: Jogador com pouco espaço para movimentar as peças. ROQUE: Lance especial onde ocorre o movimento simultâneo de duas peças. ROQUE MAIOR: Movimento do rei e da torre na ala da dama. ROQUE MENOR: Movimento do rei e da torre na ala do rei.
S SACRIFÍCIO: Ceder material para obter alguma vantagem. SAPEAR: Fazer comentários de uma partida. SIMPLIFICAÇÃO: Trocar material a fim de reduzir o número de peças no tabuleiro. SOBRECARGA: Quando uma peça acumula muitas funções. SUBPROMOÇÃO: Quando o peão coroado não é trocado por uma dama.
T TABULEIRO: Campo de jogo formado por 64 casas alternadamente claras e escuras. TEMPO: É como os enxadristas normalmente chamam o lance. TORRE: Peça de xadrez que se movimenta ao longo das filas e colunas. TROCA: Sequência onde você ganha e perde uma peça de igual valor.
X XEQUE: Situação em que o rei está sendo atacado. XEQUE PERPÉTUO: Empate forçado por uma sequência infinita de xeques.
Z ZUG: Estar obrigado a jogar uma determinada peça.