BANDA MARCIAL

UM POUCO DE HISTÓRIA
 
                O Colégio João XXIII mantém há 23 anos ininterruptos a sua corporação musical. Iniciada no ano de 1976 como fanfarra simples infantil, já no ano seguinte se transformava em fanfarra com 1 pisto. Durante 11 anos a fanfarra infantil com 1 pisto participou de diversos concursos, onde sempre obteve as primeiras colocações, culminando com o título de campeã nacional, obtido em 1982, em desfile realizado na cidade de Brasília, promovido pela Radio Record de São Paulo.
                Em 1987 a fanfarra com 1 pisto foi transformada em Banda Marcial infantil, categoria na qual continuou a conquistar os primeiros lugares nos concursos de que participou.. Em 1988 e 1989, foi vice-campeã estadual de sua categoria, em concursos promovidos pela Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.
                Devido à necessidade de escolher os alunos que ultrapassavam a idade limite da categoria infantil, bem como abrir espaço aos ex-alunos, que durante anos se apresentaram pelo Colégio, a Banda Marcial passa para a categoria juvenil, permitindo dessa maneira um aprimoramento musical que só a experiência pode proporcionar.
                A Banda Marcial do Colégio João XXIII tem a direção musical do maestro EDUARDO STELLA e já foi regida por maestros famosos, como por exemplo: ZUBIN MEHTA, na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera em 28 de setembro de 1991 e posteriormente, no mesmo local em 10 de agosto de1997. Em 21 de abril de 1993, pelo maestro russo VASSILY SINAISKY e sob a batuta do maestro ELEAZAR DE CARVALHO, no concerto da independência, na cidade de Itu, no dia 7 de setembro de 1993 e no dia 23 de julho de 1994, na mesma cidade.
                A Banda apresentou-se em mais de cinquenta cidades de São Paulo e outros estados, participando de concursos, festas cívicas e religiosas, feira e exposições, inaugurações, aniversários de cidades e torneios desportivos.
                Sagrou-se penta-campeã do Estado de São Paulo, sendo a primeira vez no ano de 1992, na cidade de Caieiras, a segunda vez em 1993 em Barra Bonita, a terceira vez em Rio Claro, no ano de 1994, a quarta vez na cidade de Bocaina, em 1996 e pela quinta vez em Guaratinguetá em 1998.
                A Banda Marcial do Colégio João XXIII foi campeã nacional de 1994, título conquistado na cidade de Socorro e bi-campeã em 1998, na cidade de Taubaté.
                Fazem parte de seu repertório mais de cem músicas nacionais e internacionais, clássicos e populares, com composições de: CARLOS GOMES, TCHAYKOWSKY, ARI BARROSO, TOM JOBIM, VERDI, VON SUPPE, JOÃO GILBERTO, LENNON E MC CARTNEY, JOHN PHILIP SOUZA, DVORAK e muitos outros de renome internacional.
                A coordenação geral da Banda Marcial está a cargo di Sr. João de Mula e de dona Dirce de Mula. A direção do Colégio João XXIII é do Prof. ANTÓNIO AUGUSTO PARADA.
 

 

UMA PALAVRA DA DIREÇÃO
 
                Dentro de uma filosofia educacional que pretende dar a seus alunos oportunidades de desenvolvimento de suas vocações, através da oferta de atividades extra-curriculares, o Colégio João XXIII se utiliza da  Banda Marcial como instrumento de concretização dessa filosofia, para aqueles que têm na música a sua área de preferência. Ao mesmo tempo que faz a sondagem dessa aptidão, através da iniciação musical , oferece a oportunidade de seu desenvolvimento, ensejando a formação de um futuro profissional ou pelo menos um amador instrumentalizado para desfrutar plenamente de seu hobby.
                É dentro dessa mesma filosofia que o Colégio João XXIII dá também incentivo àqueles que têm sua preferência voltada para o esporte, a ciência, a literatura, as artes plásticas, o desenho, a dança, o teatro, o cinema, etc.
                Procurando e oferecendo os instrumentos que canalizem essas vocações, espera-se estar contribuindo para que a passagem pelo longo período escolar possa se constituir em algo que vá além da formação acadêmica, dificultando também que o tempo ocioso possa ser utilizado em
outras atividades perniciosas à juventude.
                                                       Prof. António Augusto Parada
 
 
Volta para a página anterior