Educação Infantil

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  A avaliação do desempenho do aluno é um processo que deve ocorrer de um modo contínuo durante  todo o ano escolar e é o principal instrumento que orienta as possíveis correções do processo pedagógico.
  A melhor forma de avaliar a criança parece-nos ser, inicialmente, compará-la em relação a si mesma , em diferentes momentos. O desempenho do grupo é, no entanto, um valioso indicador das adequações do  processo .
  Nossa proposta de avaliação considera não só a dimensão cognitiva da educação, mas também a dimensão afetiva e os valores éticos e estéticos, pois o desenvolvimento físico, socioafetivo, intelectual e moral das crianças constituem aspectos de um mesmo processo que ocorre de modo integrado.
  A apresentação do resultado dessa avaliação em um boletim sintético, onde todos esses aspectos estão englobados nas grandes áreas de estimulação que constituem o currículo da pré-escola, não atinge os propósitos a que se de destina.
  Este relatório, que substitui o tradicional boletim, é um instrumento elaborado com duas finalidades:
       a) servir de subsídio ao trabalho pedagógico;
       b) informar aos pais sobre o real desenvolvimento da criança.
  A avaliação no período escolar utiliza, como instrumento privilegiado, a observação contínua e direta da criança durante a sua participação  em cada atividade. Na relação cotidiana com os alunos, o professor encontra valiosas oportunidades para compreender a forma como eles reagem aos diferentes estímulos, como apreendem o seu significado, e como eles se modificam ou não no decorrer da escolarização.
  Portanto, os conceitos atribuídos à criança não são definitivos, podendo ser modificados em etapas posteriores, pois nesta fase os progressos são muito rápidos.
  Utilizaremos os seguintes conceitos para designar a situação do aluno após a sua participação   nas  atividades propostas:
 

S     A criança apresentou progressos satisfatórios em relação às atividades propostas.

P     A criança apresentou progresso parcial, necessitando de reforço na área.

N     A criança não apresentou progressos e necessita de maior estimulação na área.
 
 

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