1. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direito e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia - a - dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
2. Posicionar - se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais. Utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
3. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
4. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações., posicionando - se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe, de crença, de sexo. De etnia ou outras características individuais e sociais.
5.Perceber - se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
6. Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter - relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
7.Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um doa aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
8. Utilizar as diferentes linguagens
- verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal
- como meio para produzir, expressar
e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções
culturais, em contextos públicos e privados, atendendo intenções
e situações de
comunicação.
9. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
10. Questionar a realidade formulando-se
problemas e tratando de resolvê - los utilizando
para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição,
a capacidade de análise crítica, selecionando
procedimentos e verificando sua adequação.