PROJETOS

Educação Infantil
 
Informática Educativa
 

        Estudamos e planejamos a melhor forma de implementação da informática na nossa Pré-escola e a proposta é de trabalharmos com programas realmente pedagógicos que ajudem os professores e agradem as crianças. Assim cada uma estará trabalhando em seu próprio nível de maturidade.
        Nosso projeto abrange os seguintes conteúdos pedagógicos:
 

PERCEPÇÃO VISUAL

        A estimulação visual está presente em todos os momentos da vida da criança, seja através de cartazes publicitários, fachadas de edifícios, televisão, jornais, revistas, além dos próprios elementos que a natureza oferece. O trabalho com a Percepção Visual é um complemento primordial para que a criança faça uma leitura do mundo em que vive e possa dele melhor participar.

        A imagem, forma, cor, tamanho e posição são os conceitos básicos deste trabalho, e o sucesso se dará no momento em que a criança souber relacionar, transformar e transferir essas percepções.
 

ORGANIZAÇÃO TEMPORAL

        Uma vez que todo acontecimento ocupa um lugar no espaço temporal, torna-se de extrema importância a Organização Temporal no desenvolvimento psicomotor da criança. Assim, no computador, ela poderá exercitar noções de começo-meio-fim, antes-depois, lento-rápido, primeiro-último, ontem-hoje-amanhã, de modo individual e coletivo.
 
 

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

        De toda a percepção que temos do mundo, tomamos como ponto de referência o nosso próprio corpo. O estudo da Organização Espacial é um componente primordial para que a criança faça uma leitura do mundo em que vive e possa dele melhor participar. A criança realizará atividades exercitando as noções de frente-atrás, em cima-embaixo, esquerda-direita, etc.
 
 

ALFABETIZAÇÃO

        A leitura e a escrita tornam possível ao indivíduo o acesso aos conhecimentos acumulados ao longo do tempo pelo homem. A aquisição da leitura e da escrita se dá através do processo de Alfabetização: representação da fala, que se materializa através das letras ( códigos ).

        Inicialmente, a criança desenha e faz leitura de imagens . Posteriormente, ela passa a representar diretamente objetos, pessoas, animais, plantas, associando-os com a palavra oral ( fala ). É neste momento que a criança toma consciência de que é possível representar algo através de sinais, que podem ou não ter semelhança com o objeto representado.

        Para que a criança perceba e compreenda o que são e para que servem a leitura e a escrita, é preciso que vivencie atividades variadas e significativas do uso da linguagem.

        Os programas de alfabetização que utilizaremos se prestarão a reforçar as aulas dadas em classe; serão somente um recurso a mais utilizado pelo professor. Propõem atividades estruturadas de acordo com as unidades de fala ( palavras-sílabas-letras ) e os diferentes sons, de forma significativa para a criança.

        Nas palavras revestidas de sentido, as crianças aprendem as relações que se estabelecem entre as letras. Vivenciam a leitura e a escrita, ainda que não tenham assimilado completamente o processo.

        Compreendem o código alfabético e, assim, são capazes de identificar sons iniciais, médios e finais
( rimas ), de trocar letras e de compor novas palavras. Conseqüentemente, percebem as suas possibilidades de efetuar operações mentais cada vez mais abstratas e de se utilizar da escrita para atender às suas necessidades de comunicação.

        Portanto, a utilização do computador irá facilitar a relação entre o pensar e o agir, o estático e o dinâmico, o concreto e o abstrato, e a aquisição de conceitos lógico-matemáticos, transferindo esses conhecimentos, adquiridos ludicamente, para o aprendizado da leitura e escrita e desenvolvendo habilidades na solução de problemas.