Estudamos e planejamos a melhor forma de implementação da
informática na nossa Pré-escola e a proposta é de
trabalharmos com programas realmente pedagógicos que ajudem os professores
e agradem as crianças. Assim cada uma estará trabalhando
em seu próprio nível de maturidade.
Nosso projeto abrange os seguintes conteúdos pedagógicos:
A estimulação visual está presente em todos os momentos da vida da criança, seja através de cartazes publicitários, fachadas de edifícios, televisão, jornais, revistas, além dos próprios elementos que a natureza oferece. O trabalho com a Percepção Visual é um complemento primordial para que a criança faça uma leitura do mundo em que vive e possa dele melhor participar.
A imagem, forma, cor, tamanho e posição são os conceitos
básicos deste trabalho, e o sucesso se dará no momento em
que a criança souber relacionar, transformar e transferir essas
percepções.
Uma vez que todo acontecimento ocupa um lugar no espaço temporal,
torna-se de extrema importância a Organização Temporal
no desenvolvimento psicomotor da criança. Assim, no computador,
ela poderá exercitar noções de começo-meio-fim,
antes-depois, lento-rápido, primeiro-último, ontem-hoje-amanhã,
de modo individual e coletivo.
De toda a percepção que temos do mundo, tomamos como ponto
de referência o nosso próprio corpo. O estudo da Organização
Espacial é um componente primordial para que a criança faça
uma leitura do mundo em que vive e possa dele melhor participar. A criança
realizará atividades exercitando as noções de frente-atrás,
em cima-embaixo, esquerda-direita, etc.
A leitura e a escrita tornam possível ao indivíduo o acesso aos conhecimentos acumulados ao longo do tempo pelo homem. A aquisição da leitura e da escrita se dá através do processo de Alfabetização: representação da fala, que se materializa através das letras ( códigos ).
Inicialmente, a criança desenha e faz leitura de imagens . Posteriormente, ela passa a representar diretamente objetos, pessoas, animais, plantas, associando-os com a palavra oral ( fala ). É neste momento que a criança toma consciência de que é possível representar algo através de sinais, que podem ou não ter semelhança com o objeto representado.
Para que a criança perceba e compreenda o que são e para que servem a leitura e a escrita, é preciso que vivencie atividades variadas e significativas do uso da linguagem.
Os programas de alfabetização que utilizaremos se prestarão a reforçar as aulas dadas em classe; serão somente um recurso a mais utilizado pelo professor. Propõem atividades estruturadas de acordo com as unidades de fala ( palavras-sílabas-letras ) e os diferentes sons, de forma significativa para a criança.
Nas palavras revestidas de sentido, as crianças aprendem as relações que se estabelecem entre as letras. Vivenciam a leitura e a escrita, ainda que não tenham assimilado completamente o processo.
Compreendem o código alfabético e, assim, são capazes
de identificar sons iniciais, médios e finais
( rimas ), de trocar letras e de compor
novas palavras. Conseqüentemente, percebem as suas possibilidades
de efetuar operações mentais cada vez mais abstratas e de
se utilizar da escrita para atender às suas necessidades de comunicação.
Portanto, a utilização do computador irá facilitar a relação entre o pensar e o agir, o estático e o dinâmico, o concreto e o abstrato, e a aquisição de conceitos lógico-matemáticos, transferindo esses conhecimentos, adquiridos ludicamente, para o aprendizado da leitura e escrita e desenvolvendo habilidades na solução de problemas.