PROJETOS

Ensino Fundamental e Ensino Médio
 
São Paulo - Um olhar sobre a cidade
Ensino Médio
 
 
OBJETIVOS

         Estimular o senso de preservação da memória social, como fonte para a construção da cidadania e da identidade nacional.
        Reconhecer o espaço urbano paulista como fonte de estudo da história presente e passada de sua cidade.
        Levar os alunos a vivenciar momentos do movimento modernista e sua busca da identidade nacional.
 

ROTEIROS

        1- Rua presidente Wilson-Fábrica da Antártica-Casas Operárias
        2- Pátio do Colégio e Casa da Marquesa de Santos-Observação do Vale do Tamanduateí
        3-Praça da Sé e Rua 15 de Novembro
        4-Largo do Café
        5- Bolsa de Valores
        6- Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e Teatro Municipal
        7- Cemitério da Consolação 

 
PROCEDIMENTOS- ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO PARA REGISTRO FOTOGRÁFICO

        1- Utilização dos espaços
        2- Estado de conservação dos prédios
        3- Detritos e pichações
        4- Principais atividades
        5-População que habita ou circula
 
 

 
 Café - Política, Economia e Cultura
Ensino Médio
 
FAZENDA DE CAFÉ MONTE D'ESTE
 
TEMA
        O projeto tem a finalidade de levar o aluno a conhecer uma fazenda de plantação de café, objetivando, através da vivência obtida, um aprofundamento sobre a importância da cultura cafeeira, o período escravagista no Brasil e suas influências, levando em conta os vários aspectos interdisciplinares.
 
OBJETIVOS
        Envolver todas as disciplinas da 1ª série do Ensino Médio, num estudo integrado a respeito do tema proposto.
        Perceber a importância do estudao da realidade atual como fonte de conhecimento do passado.
        Ter consciência da importância da pesquisa como fonte de conhecimento.
        Vivenciar, através da excursão, os fatos propostos no tema.
 
 
 
Salesópolis - Nascente do Tietê
Ensino Fundamental
 
TEMA
        O projeto tem a finalidade de levar o aluno a conhecer a nascente do rio Tietê

 
OBJETIVOS
        Entender a importância do estudo do meio.
        Compreender a interferência humana nos diversos tipos de ambientes.
        Reconhecer uma bacia hidrográfica e analisar o percurso do rio Tietê.
        Perceber a integração entre as disciplinas durante o trabalho.
 
 
 
São Luiz do Paraitinga
Ensino Fundamental
 
TEMA
        A formação do espaço geográfico, histórico e cultural da cidade de São Luiz do Paraitinga e suas transformações.
OBJETIVOS
        Entender a influência histórica para a formação do espaço atual.
        Identificar os aspectos geográficos (economia, população, vegetação,clima e relevo) da cidade de São Luiz do Paraitinga e comparar com Salesópolis.
        Analisar e relacionar as tranformações da paisagem natural com a agricultura cafeeira.
        Reconhecer os aspectos culturais (folclore, artesanato, a sociedade interiorana e os artistas da cidade e região.
        Concluir a respeito das diversas funções das cidades da região sudeste, especialmente o Vale do Paraíba.


ROTEIRO DE TRABALHO
        Os alunos deverão elaborar um trabalho, em conjunto, respeitando as seguintes etapas:

        1- Individualmente, elaborar um relatório com base nas anotações feitas no local.
        2- Em sala de aula, levantar os dados do relatório para discussão.
        3- Em grupo, elaborar um trabalho escrito sobre São Luiz do Paraitinga, com pesquisa bibliográfica, fotos e mapas.
        4- Com o auxílio dos professores, montar um painel para exposição, com as conclusões finais de cada classe.
 

 
 
Estudo do Meio - Memorial dos Imigrantes
Ensino Fundamental
 
TEMA CENTRAL:      A Imigração
 
 
OBJETIVOS
        - Analisar os principais elementos do movimento migratório.
        - Reconhecer o processo migratório como elemento importante na formação da sociedade atual.
        - Perceber a importância do estudo da realidade atual como fonte de conhecimento do passado.
        - Ter consciência da importância da pesquisa como fonte de conhecimento.
        - Reconhecer sua história pessoal, através de pesquisa junto aos familiares.
        - Reconhecer, no nosso cotidiano, elementos ligados à cultura dos diversos povos que compõem a sociedade, brasileira (comida, música, hábitos, vocabulário, etc).
        - Perceber a importância e o respeito diante do trabalho coletivo.
 
ROTEIRO PARA APRESENTAÇÂO DO RELATÓRIO
 
           1. Objetivo da criação do Memorial dos Imigrantes.
           2. Importância do Memorial para a sociedade atual.
           3. Disposição dos locais e comentário dos objetos mais interessantes.
           4. Opinião pessoal.