PROJETOS
Ensino
Fundamental e Ensino Médio
São
Paulo - Um olhar sobre a cidade
Ensino
Médio
OBJETIVOS
Estimular o senso de preservação da memória social,
como fonte para a construção da cidadania e da identidade
nacional.
Reconhecer o espaço urbano paulista como fonte de estudo da história
presente e passada de sua cidade.
Levar os alunos a vivenciar momentos do movimento modernista e sua busca
da identidade nacional.
ROTEIROS
1- Rua presidente Wilson-Fábrica da Antártica-Casas Operárias
2- Pátio do Colégio e Casa da Marquesa de Santos-Observação
do Vale do Tamanduateí
3-Praça da Sé e Rua 15 de Novembro
4-Largo do Café
5- Bolsa de Valores
6- Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e Teatro Municipal
7- Cemitério da Consolação
PROCEDIMENTOS- ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
PARA REGISTRO FOTOGRÁFICO
1- Utilização dos espaços
2-
Estado de conservação dos prédios
3-
Detritos e pichações
4-
Principais atividades
5-População
que habita ou circula
Café
- Política, Economia e Cultura
Ensino
Médio
FAZENDA
DE CAFÉ MONTE D'ESTE
TEMA
O
projeto tem a finalidade de levar o aluno a conhecer uma fazenda de plantação
de café, objetivando, através da vivência obtida, um aprofundamento
sobre a importância da cultura cafeeira, o período escravagista
no Brasil e suas influências, levando em conta os vários aspectos
interdisciplinares.
OBJETIVOS
Envolver
todas as disciplinas da 1ª série do Ensino Médio, num estudo
integrado a respeito do tema proposto.
Perceber
a importância do estudao da realidade atual como fonte de conhecimento
do passado.
Ter
consciência da importância da pesquisa como fonte de conhecimento.
Vivenciar,
através da excursão, os fatos propostos no tema.
Salesópolis
- Nascente do Tietê
Ensino
Fundamental
TEMA
O
projeto tem a finalidade de levar o aluno a conhecer a nascente do rio Tietê
OBJETIVOS
Entender
a importância do estudo do meio.
Compreender
a interferência humana nos diversos tipos de ambientes.
Reconhecer
uma bacia hidrográfica e analisar o percurso do rio Tietê.
Perceber
a integração entre as disciplinas durante o trabalho.
São
Luiz do Paraitinga
Ensino
Fundamental
TEMA
A
formação do espaço geográfico, histórico
e cultural da cidade de São Luiz do Paraitinga e suas transformações.
OBJETIVOS
Entender
a influência histórica para a formação do espaço
atual.
Identificar
os aspectos geográficos (economia, população, vegetação,clima
e relevo) da cidade de São Luiz do Paraitinga e comparar com Salesópolis.
Analisar
e relacionar as tranformações da paisagem natural com a agricultura
cafeeira.
Reconhecer
os aspectos culturais (folclore, artesanato, a sociedade interiorana e os artistas
da cidade e região.
Concluir
a respeito das diversas funções das cidades da região sudeste,
especialmente o Vale do Paraíba.
ROTEIRO DE TRABALHO
Os
alunos deverão elaborar um trabalho, em conjunto, respeitando as seguintes
etapas:
1- Individualmente, elaborar um relatório com base nas anotações
feitas no local.
2-
Em sala de aula, levantar os dados do relatório para discussão.
3-
Em grupo, elaborar um trabalho escrito sobre São Luiz do Paraitinga,
com pesquisa bibliográfica, fotos e mapas.
4-
Com o auxílio dos professores, montar um painel para exposição,
com as conclusões finais de cada classe.
Estudo
do Meio - Memorial dos Imigrantes
Ensino
Fundamental
TEMA CENTRAL:
A Imigração
OBJETIVOS
-
Analisar os principais elementos do movimento migratório.
-
Reconhecer o processo migratório como elemento importante na formação
da sociedade atual.
-
Perceber a importância do estudo da realidade atual como fonte de conhecimento
do passado.
-
Ter consciência da importância da pesquisa como fonte de conhecimento.
-
Reconhecer sua história pessoal, através de pesquisa junto aos
familiares.
-
Reconhecer, no nosso cotidiano, elementos ligados à cultura dos diversos
povos que compõem a sociedade, brasileira
(comida, música, hábitos, vocabulário, etc).
-
Perceber a importância e o respeito diante do trabalho coletivo.
ROTEIRO PARA APRESENTAÇÂO
DO RELATÓRIO
1. Objetivo da criação do Memorial dos Imigrantes.
2. Importância do Memorial para a sociedade atual.
3. Disposição dos locais e comentário dos objetos mais
interessantes.
4. Opinião pessoal.